Edwin Othello Excel


Talvez não haja um melhor cantor e compositor de canções evangélicas tão popular como Edwin Othello Excel. Nascido emo Condado de Stark, [Estados Unidos], em 13 de dezembro de 1851. Seu pai, o Rev. JJ Excel, foi um excelente cantor em seu dia, assim como foi ministro da Igreja Reformada Alemã. Os doze primeiros anos de vida profissional Edwin foram gastos como gesseiro e pedreiro.
Em 1871, o Sr. Excel começou a ensinar as escolas a cantar, e foi muito bem sucedido. Neste mesmo ano ele também se casou com Miss Jennie Bell, filha do Exmo. AW Bell, of East Brady, Pennsylvania. AW Bell, de East Brady, Pensilvânia. Sr. Excel residiu por um tempo em East Brady, e tinha sido contratado para cantar músicas de campanha, não só para E.U. General Grant, mas também para o pai-de-lei que foi um candidato.
O Rev. Dr. JB Espy, de East Brady ME [Metodista], começou uma reunião de reavivamento e solicitou ao Sr. Excel ajuda na parte musical. Ele aceitou ao convite e sob a sua liderança e agitou os solos de um grande avivamento, o que ocasionou o seu próprio convertimento e de muitos outros. A partir de então, dedicou suas energias para a música sacra, e mais profundamente equipar-se para o seu campo de trabalho escolhido, ele estudou com o Dr. Raiz George.
Em 1881 ele foi chamado para tomar conta do coro na Primeira Igreja Metodista de Oil City, Pennsylvania, onde ganhou louros novo, e lá permaneceu por um período de dois anos. Em 1883 ele se mudou para Chicago, onde encontrou-se com o Sr. BF Jacobs.
Ele e Vincent Bispo, da Igreja Metodista do Norte, foram os fundadores do domingo Iternational aulas da escola. Por dois anos ou mais, o Sr. Excel foi o encarregado da música no domingo grande trabalho da escola e dos Srs. BF Jacobs WB. E.O Excel morreu 10 de junho de 1921 em Chicago, Illinois, durante uma turnê evangelística com Gypsy Smith.

Hinos presentes no hinário CCB, sob sua autoria:
043 - Senhor, vem selar-me
048 - Sei que ao findar...
056 - Foi Jesus Quem me salvou.
168 - Em nome do nosso Redentor.
408 - Os meninos viram Jesus passar.