Ludwig van Beethoven nasceu em 17 de dezembro de 1770 em Bona. Ele é o mais velho de uma família de sete filhos. Seu pai, músico, pretende que lhe faça uma criança prodígio e, para esse efeito, instituiu uma rigorosa educação musical. Em 1778, o jovem Ludwig dá a sua primeira execução pública em Colónia. Trata-se notado por Gottlob Neefe, que reconhece as extraordinárias capacidades de Beethoven, propõe a substituição de seu pai em seu papel de educador. Em 1782, publicou seu primeiro trabalho Beethoven: 9 variações, em C menor para piano. Eles falam sobre ele como um futuro Mozart, o encontro entre os dois homens, realizada em 1787, durante a primeira viagem por Ludwig, em Viena. No mesmo ano é marcada pela morte de sua mãe. Em vista disto, seu pai tornou-se alcoolatra e cada vez mais, era incapaz de garantir a educação dos seus irmãos mais novos, contudo Ludwig assumiu a responsabilidade de educá-lo por toda a sua vida. Em 1792, Beethoven mudou-se para Viena, onde se tornou uma das personalidades dominantes do mundo musical. Ele dedica grande parte do seu tempo à composição. A partir de 1794, ele começou a interpretar em suas obras públicas. Se ele se compõe sua primeira sinfonia, em 1800, o génio de Beethoven transparece com a escrita das suas primeiras obras de arte para 1802. Rejeitando usa música estabeleceu amizades iluminado por amor, ameaçada pela surdez em que esvazia a composição das obras grandiosas: Sonatas excepcionais piano, sinfonias de 2 a 8. Por dez anos, nada escrito que Beethoven é pura alegria, mas a partir de 1813, cansado de Viena e as suas intrigas, doente, assombrado pela idéia de morte, esmagada por sua surdez (que terá total em 1819) se afundar em desespero e de silêncio. Ela deve o seu renascimento para escrever sua grande "Missa Solemnis" e reconquistar o seu passado fé em sua arte de escrever algumas das mais grandiosas obras de música. Em 26 de Março de 1827, doente, morreu em Viena. Ludwig van Beethoven é um grande legado para a humanidade.
No Hinário CCB, sua participação está na peça "Romance para violino e orquestra nº 1 Op. 40, em Sol" obra qual foi adaptada, transcrita para Fá M e incluída como Hino 352 - De Jesus a graça divina.
Também temo o hino 219 - Oh! Jubilemos, devotos de Cristo, que apesar de não constar a autoria no hinário, essa peça faz parte do Oratório "Christus Mout Olives".